Instruções de Pesquisa por Palavra-chave

barradireita.jpg (439 bytes)

O sistema Legislação mantém duas informações que descrevem cada (lei ou proposição): EMENTA e INDEXAÇÃO. A indexação é um conjunto de palavras que servem de referência ao assunto da proposição e auxilia na localização de proposições através de palavras-chave.

Exemplo: PL 1813/2001.
Ementa: "DISPÕE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE DETECTOR DE METAIS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."
Indexação: "ESTÁDIOS, BOATES, CLUBES RECREATIVOS, CASAS NOTURNAS, 100 PESSOAS."

A pesquisa por palavra-chave busca as (leis ou proposições) a partir desses dois campos de informação. Assim, para encontrar o projeto acima podemos digitar no campo de pesquisa: "DETECTOR E ESTÁDIOS".

 

As palavras informadas devem coincidir exatamente com as palavras na Ementa e na Indexação. Por exemplo, se a palavra registrada no Legislação for LOTEAMENTO e a pesquisa for pela palavra LOTE, o sistema não encontrará. Para informar ao sistema que se deseja todas as palavras que começam com LOTE, devemos acrescentar um * ao final da palavra: LOTE*.

 

Palavras acentuadas podem ser digitadas sem acento. Para o sistema, ESTÁDIOS e ESTADIOS são critérios de busca equivalentes.

 

O conector E indica que ambos os termos informados devem constar para que a proposição seja selecionada. O conector OU selecionará todas as proposições que tenham ao menos um dos termos informados. Por exemplo, "DETECTOR OU ESTÁDIOS" seleciona todas as proposições que tenham DETECTOR, mesmo que não se refiram a ESTÁDIOS, e também seleciona todas as proposições que tenham ESTÁDIOS, mesmo que não se refiram a DETECTOR.

 

Pode-se usar o NÃO para excluir (leis ou proposições) que contenham determinada palavra: "DETECTOR E NÃO ESTÁDIOS" seleciona proposições que tenham DETECTOR mas que NÃO se refiram a ESTÁDIOS.

 

DICA: Sempre que souber, informe também o tipo da (lei ou proposição). A pesquisa será muito mais rápida.

Exemplos consultas:

orcamento reforço vigente

(orcamento e reforço) ou vigente

(orcamento ou reforço) e vigente

orcamento*

*orcamento*

(*orcamento* e reforço) e não vigente

não vigente e (orcamento e reforço)